Planeta Sustentável

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Porque comer pimentas?

Chile-Head é uma expressão da língua inglesa que pode ser traduzida como "conhecedor de pimenta". Ser um Chile-Head é um negócio sério. Significa expressão e devoção a todas as coisas relacionadas às pimentas, não apenas "o quanto arde?, mas sua duração na boca, o sabor que permanece, o crescimento, o cultivo e a cozinha, entre outras. Mas o que existe de tão profundo em gostar de pimentas?

A razão é que quando se come pimentas um componente químico encontrado dentro delas, chamado de capsaicina, irrita células específicas do nosso organismo relacionadas à dor. Existem células receptoras da dor localizadas por toda a boca, nariz e garganta. Quando seus nervos captam a dor induzida pelo componente químico destas células, elas imediatamente começam a transmitir mensagens de dor para seu cérebro.

Seu cérebro recebe estes sinais e respondem automaticamente produzindo endorfinas (nosso combatente natural para a dor) . Essas endorfinas agindo contra a dor, ao mesmo tempo, criam uma sensação temporária de euforia, dando a pessoa que come pimentas, uma sensação de bem estar.

Outras respostas do organismo incluem aumento do batimento cardíaco, aumento do metabolismo, aumento da salivação para tentar refrescar a boca e aumento da sudorese. Seu nariz também começa a escorrer e o trato gastrointestinal trabalha com maior velocidade. Amantes de comidas quentes e condimentadas logo começam a desejar sempre estas sensações quando comem e são logo apanhadas comendo mais pimentas.

Muito científico, então esqueça e apenas aproveite o sabor ardente deste condimento e faça sua refeição apenas pelo prazer!

Nenhum comentário: